Dicas

Qual é o meu tipo de pé?



Desde há uns anos para cá a tecnologia do calçado evoluiu bastante e hoje o mercado disponibiliza os sapatos para cada tipo de pé – pronador, supinador e neutro.
Para saber o tipo de passada pode-se analisar a sola das sapatilhas e ver o lado que apresenta maior desgaste, embora não seja completamente fiável.
Fica a saber que..
- Tens uma passada neutra quando o pé corre de forma estável, sem inclinações laterais significativas. Tem em conta que o pé roda ligeiramente para amortecer o impacto, por isso fará o apoio com a zona externa posterior da sola e a saída do solo com a zona intermédia do ante pé. O desgaste é observado nestas duas áreas.
- És pronador se o rebordo interno do pé está mais desgastado por contraponto o lado oposto. Apoia-se (e gasta) a parte externa traseira da sola e impulsiona-se com a zona mais próxima dos dedos grandes (onde pode, também, verificar-se desgaste da sola).
- És supinador se o rebordo externo do pé se inclina para baixo e o interno sobe. Apoia-se na parte traseira da sola e impulsiona-se com a zona mais longe dos dedos grandes.



Sem comentários:

Enviar um comentário