quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Não percas o fôlego!




Respirar é tão natural quanto viver. De facto, uma implica a outra. Mas na prática esportiva muitas vezes surgem dúvidas quanto ao método mais correto de respiração.

Neste breve artigo apontamos-te aquela que é considerada como a forma mais eficaz de garantir o aporte de oxigénio necessário e adequado aos teus músculos. Para que não te limites a ter um bom desempenho: para que tenhas um excelente desempenho!

O oxigénio é o principal agente da atividade cardiovascular. Depois de inspirado e de feita a troca de gases ao nível dos pulmões, o sangue oxigenado é bombeado para o resto do organismo pelo coração.


Os treinos são o espaço, por excelência, onde deves fazer toda a experimentação; até porque cada organismo tem as suas próprias preferências.

Experimenta inspirar pelo nariz e expirar pela boca, em corridas de ritmo lento. Isto ajudar-te-á a manter uma certa “disciplina respiratória”. Contudo, ao intensificar o ritmo de corrida, aumentam as necessidades de oxigénio.

Assim, o ideal é que respires em simultâneo pelo nariz e pela boca: na inspiração e expiração.
Isto poderá parecer complicado de início, mas com a prática acaba por ser o meio mais natural e eficaz de respirar. O teu organismo funcionará em pleno e estarás a melhorar o teu desempenho e a evitar a famosa “dor de burro”.

Boas corridas, com uma respiração correta!

by Sport Life

Sem comentários:

Enviar um comentário