terça-feira, 4 de setembro de 2012

Treina a tua velocidade




Muitos corredores, ao fazerem os seus treinos de reforço muscular, hesitam muitas vezes perante uma questão: os movimentos devem ser rápidos (explosivos) ou lentos?
O músculo é composto por fibras musculares de contração lenta e fibras de contração rápida, respectivamente vermelhas e brancas.
Investigações recentes concluiram que a musculação com movimentos rápidos melhora a capacidade de realizar movimentos explosivos.
Ao realizares exercícios de reforço muscular com movimentos rápidos, estarás a estimular justamente as fibras de contração rápida, responsáveis pelos movimentos explosivos e pela hipertrofia. Deves apostar sempre numa boa base muscular, com treino orientado para o volume e para a resistência.
Contudo, após um aquecimento adequado, deves começar a tua sessão de musculação com treino explosivo, uma vez que este tipo de exercícios já não é tão eficaz após um longo periodo de treino.
A potência muscular pode ser definida como a velocidade a que se desempenha uma tarefa muscular. É o que se pretende treinar, quando queremos melhorar o sprint final ou uma fuga do pelotão numa corrida de resistência, por exemplo.
Para realizares estes treinos, deves escolher cargas leves e realizar movimentos muito rápidos porém, controlados.
Não deves exceder as 15 repetições em cada série e deves colocar uma carga que te permita completer a série com rapidez.
Alguns estudos, para atletas que realizaram treinos de musculação explosivos, apontam uma economia na ordem dos 3% nos movimentos de corrida, em corridas de 5 km.
O treino explosivo de musculação ajudar-te-á a conquistar lugares numa corrida e a terminar as tuas provas com um esforço significativamente menor.

by Sport Life

Sem comentários:

Enviar um comentário