sábado, 14 de julho de 2012

Baixa em boa forma


Os No Tomorrow não param! Depois das corridas, trail e caminhada desta vez tivemos a oportunidade de nos iniciarmos na orientação!

Os nossos padrinhos desta aventura foram o Grupo Desportivo 4 Caminhos (www.gd4caminhos.com) que levam já alguns anos da prática desta modalidade e aos quais desde já agradecemos a oportunidade que nos proporcionaram de passar uma manhã de sábado bem diferente.

O ponto de encontro foi na belíssima estação de São Bento no Porto. Por entre muitos turistas de máquina em riste a guardar para a posteridade os momentos únicos com que esta estação de comboios nos presenteia, facilmente encontramos os elementos do GD4C que nos esperavam de mapa na mão e com muita simpatia e paciência nos explicaram tudo ao pormenor.


O objectivo quando partimos não era correr nem fazer o melhor tempo, tanto que nem havia relógios nem classificação. Estavamos ali para aprender a ler o mapa, caminhar, e conhecer sítios e locais que apesar de morarmos no grande porto, muitos de nós nunca tinha visitado.


Por ordem e de acordo com as indicações do mapa tivemos que “picar o ponto” nos seguintes locais:

1 - Igreja de Santa Clara
2 - Museu Guerra Junqueiro
3 - Catedral
4 - Ribeira Negra
5 - Alminhas da Ponte
6 - Casa do Infante / antiga Alfândega Régia
7 - Mercado Ferreira Borges
8 - Palácio da Bolsa
9 - Igreja Monumento de S. Francisco de Assis
10 - Muralha Fernandina - Escadas do Caminho Novo
11 - Palácio de São João Novo
12 - Igreja de S. Bento da Vitória
13 - Miradouro do Passeio das Virtudes
14 - Centro Português de Fotografia - Ex-Cadeia e Tribunal da Relação
15 - Igreja e Torre dos Clérigos

Logo na Igreja de Santa Clara fomos surpreendidos pela sua beleza e mais ainda pelo acesso à muralha com excelentes vistas sobre o Douro. Foi de facto um começo em grande!




Aos poucos lá nos fomos habituando à técnica do polegar e a rodar o mapa ou rodar sobre o mapa e o caminho foi sendo feito. Passamos na Sé, descemos à Ribeira, acompanhamos o Douro, visitamos o berço do Infante, subimos ao Mercado Ferreira Borges, descaimos para o Palácio da Bolsa, mergulhamos na Igreja de S. Francisco de Assis para namorar um pouco mais o Douro e ganhar fôlego para trepar as Escadas do Caminho. Num só paragrafo, tantos e tantos anos de história da nossa invicta e ainda mais motivos para os amantes da fotografia! 





De volta à zona alta da cidade pudemos ainda passar pelo Palácio de S. João Novo, Igreja de S. Bento da Vitória, Miradouro do Passeio das Virtudes e ex-Cadeia e Tribunal da Relação na qual cumpriram pena nomes como Camilo Castelo Branco, preso por adultério e o célebre Zé do Telhado, preso por roubo.

No último ponto, a emblemática Torre dos Clérigos, terminou esta prova de orientação com toda a gente bem disposta e pouco cansada e como tal, extra evento decidimos subir todos os degraus da Torre. Fomos brindados com uma excelente e limpa vista sobre a cidade. Valeu de facto a pena cada degrau que subimos!

Assim chegou ao fim mais esta manhã em que todos se divertiram e aproveitaram para dar os primeiros passos na orientação! Venham mais!


Sem comentários:

Enviar um comentário